terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Roots of Chicha-Psychedelic Cumbias From Peru (Coletânea)

Aproveitando o clima de música latina que o último post deixou, o Bixo mergulha de cabeça na alucinante e alucinada Cumbia peruana, nessa compilação que a muito tempo já estava pedindo para aparecer por aqui.
Hoje o "Bixo" trás uma coletânea que mostra o poder de transformação que os anos 60 tiveram na música pop mundial. Trata-se de "The Roots of Chicha" que põe no mesmo disco os maiores expoentes da revolução que os intrumentos elétricos causaram na Cumbia feita em solo peruano (também conhecida como Chicha).
A História desse ritmo começa com o boom do petróleo no Peru, que gerou uma grande migração de indíos e descendentes indígenas do coração da amazônia para as grandes cidades. Chegando lá esses compadres que nunca tinham visto nem uma lâmpada acesa deram de cara com guitarras e órgãos elétricos, pedais de efeito e sintetizadores de todo tipo, além de uma cena musical com a qual eles nunca haviam feito contato antes.
Em pouco tempo esses heróis da classe operária assimilaram a onda toda e souberam com maestria, tomando como base os ritmos indígena misturar os efeitos wah-wah e reverb da guitarra Surf Music, a percurssão endiabrada dos ritmos afro-cubanos, a psicodelia dos órgãos Farfisa e sintetizadores Moog e toneladas do swing da cumbia original de fábrica colombiana. Assim nasceu a Chicha (nome que originalmente batiza uma bebida alcoólica feita com milho fermentado, pasme, na saliva das índias).















Por não fazer muito sucesso entre "a zelite" de seu país a Chicha nunca fez muito barulho internacionalmente mas agora você poderá ouvir a sintonia perfeita entre as duas guitarras de Los Mirlos, a loucura indíegena de Los Hijos del Sol, o calor sonoro de Los Diablos Rojos, o pioneirismo de Eusebio y su Banjo e Los Destellos, além da piração drogada de Juaneco y su Combo (uma das musicas deles nesse disco se chama "Vacilando con Ayahuasca").
Agora é baixar, curtir e dar aquela comentada.













Baixe

3 comentários:

  1. Claro que vc se enrola nas postagens. Foto pra caralho! E de que ano é essa porra? Porque o sintentizador Moog é de 69.

    ResponderExcluir
  2. Deberias escuchar a BARETO La distancia.

    ResponderExcluir