quinta-feira, 4 de março de 2010

Gosta de Jeff Buckley?... Ouça Pescado Rabioso

Hoje no "É o Bixo" o teste de um novo tipo de post, onde nós faremos uma ligação direta entre os EUA dos anos 90 com a Argentina dos 70 através das similaridades musicais de dois gênios: Jeff Buckley e Luis Alberto Spinetta da banda Pescado Rabioso.

Jeff Buckley foi uma das grandes revelações musicais dos anos 90. Com um som que misturava basicamente o folk com o rock, porém de um modo inovador e cheio de mudanças de andamentos e climas durante as músicas esse cantor e guitarrista filho do cantor de folk Tim Buckley atraiu um verdadeiro culto para si antes de morrer afogado em circunstâncias misteriosas.
Como o chamariz do post é o Jeff e quem está lendo isso provavelmente já ouviu o álbum "Grace" (único de sua curta carreira) eu achei mais correto por aqui o registro de uma apresentação ao vivo, que no caso ocorreu em Melbourne na Austrália em 95.



Se você já conhecia o som de Jeff Buckley ou se interessou por ele ao ler esse post, não perca a oportunidade de ouvir um disco que traz mais ou menos o mesmo som "folk-rock-cheio-de-mudanças-de-andamento" que você encontra no link acima, porém com um toque mais latino que cai muito bem.
"Artaud" foi o último disco da banda Argentina de blues rock Pescado Rabioso (que na época consistia apenas no vocalista e guitarrista Luis Alberto Spinetta). Lançado em 1972, o álbum surpreendentemente se aproxima muito do som atingido por Jeff Buckley em "Grace"("Cantata de Puentes Amarillos" por exemplo poderia estar facilmente no disco de Buckley), mas com um pouco mais de experimentalismo além de toques de blues e um quase nada de música latina que fazem desse disco além de genial, ser um tesouro arqueológico para quem curte música.



E tenho dito.

Um comentário:

  1. Não acho que o Pescado Rabioso tenha muito aver como o Jeff,mas os 2 são muito bons,então,vale muito a pena baixar

    ResponderExcluir