quarta-feira, 15 de julho de 2009

PROTO, MAN !!! : The Sonics & Blue Cheer

Hoje no "...É o bixo" duas bandas que foram influência para movimentos musicais posteriores sendo considerados pioneiros em suas abordagens do rock. Primeiro a banda mais central do garage punk, The Sonics e depois os arquitetos do heavy metal do Blue Cheer.




Para começar os trabalhos, essa jóia perdida do Rock'n'roll chamada "The Sonics Boom", um dos discos mais completos da história da música. Segundo disco da banda lançado em 1966 vai da balada mais melosa (e foda por sinal) em "since I fell for you" ao punk declarado em "he's waiting", além do hino da garagem "the witch". Minha teoria é de que com uma divulgação decente esse disco teria vendido que nem água, depois de ouvir você vai entender e concordar comigo. Tudo em relação a música jovem feito na época tá la nesse disco cantado por um vocalista muito inspirado em Little Richard com a maior fúria possível. Eu estou tentando te fazer entender que esse disco É O ROCK de modo que ninguém é roqueiro antes de ouví-lo, então cumpra essa prazerosa obrigação o quanto antes.




Avançando no tempo até 1968, chegamos às origens do heavy metal na forma do disco de estreia da banda Blue Cheer, o Vincebus Eruptum. Tem pouco pra se falar sobre esse disco além de que ele porta uma das maiores doses de grosseria musical que você vai encontrar por aí: é muita distorção na guitarra, é muito peso no baixo, é muita fúria na bateria e pra melhorar tem uns instrumentais bem graúdos no meio de algumas músicas pra você conferir tudo isso trabalhando junto em perfeita harmonia nas seis porradas que esse absurdo sonoro te oferece. Outro disco essencial para um bom roqueiro.
Agora uma curiosidade: outra coisa que além do pioneirismo dessas duas bandas e do fato de elas serem o bixo, o que me inspirou a colocá-las no mesmo post é que esses dois discos têm coveres do pioneiro do rockabilly Eddie Cochran: The Sonics com "Jenny, Jenny" e o Blue Cheer com "summertime blues"
Inté, baby.

Nenhum comentário:

Postar um comentário