sexta-feira, 26 de junho de 2009

Selda

Aposto que você já pensou: "aaaah coé? uma mulézinha com um violão?", mas quem baixar essa pérola vai ter o prazer de se surpreender com o que "uma mulézinha com um violão" é capaz de fazer. Aqui vai uma pequena dica: USO IRRESPONSÁVEL DE PEDAL DE DISTORÇÃO. Agora sim vamos a uma apresentação mais formal.




Essa é Selda Bagcan (com um acento circunflexo invertido em cima do "g"), uma folk rocker turca com uma carreira extensa cujo ponto máximo foram os anos 70, época em que ela e seus músicos pesavam a mão na psicodelia, num som que misturava canções tradicionais turcas e músicas de protesto num liquidificador movido a pedal fuzz e por isso foi presa algumas vezes pelo governo repressor de seu país.



O disco que eu tenho o prazer de trazer-lhes é o primeiro LP lançado pela moça em 1971 e já na primeira música mostra a que veio: primeiro soa um instrumento tradicional árabe, depois Selda sussurra algo obviamente incompreensível (todas as letras são em turco) e quando você menos espera uma guitarra alucinante vem para recompensar regiamente o tempo de espera para baixar o disco e quando o ouvinte já está pirando vem o solo que é de outro mundo, mesmo sem grandes virtuosismos (eu sempre volta a música só pra ouvir esse solo). A sexta música é a mais folk, e de algum modo que eu não sei explicar, ela soa como um blues daqueles bem choradões de partir o coração, com Selda acompanhada de um instrumento tradicional (provavelmente bouzouki) e é outra que é impossível de ser ouvida apenas uma vez. Todo o resto do disco vai nessa mesma linha de experiências musicais totalmente surpreendentes e recompensadoras num som descritível com crocante por fora e suculento por dentro.

Como eu disse antes uma pérola daquelas que só se encontram no "...É o bixo", até a próxima.

http://www.mediafire.com/?z4zizzyzm24

Um comentário:

  1. Meu próximo post vai ser Rihanna só pra maneirar na indiezagem huahahuauhauhauhahu

    ResponderExcluir